Pesquisa da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, revela que 86% dos profissionais entrevistados querem trabalhar de casa mais vezes após o fim da quarentena. Ainda segundo o estudo, que ouviu mais de 800 pessoas, 67% perceberam que é possível executar as tarefas remotamente; 49% consideram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento para o trabalho; e 25% estão mais confortáveis com as tecnologias.
O fim do isolamento social não significará o fim do home office para várias empresas estrangeiras e nacionais. Algumas estenderam o trabalho remoto até o fim do ano, outras já decidiram migrar de vez para o formato a distância e há aquelas que planejam voltar à medida que a crise sanitária melhorar, mas com flexibilização, possibilitando ao trabalhador ficar ou não em casa. Mesclar trabalho presencial e a distância deverá ser comum no cenário pós-pandemia.
A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, iniciou o Work From Anywhere – Trabalhe de onde quiser, onde mais de 300 funcionários das áreas corporativas e divisionais continuarão trabalhando de forma remota, de onde desejarem, mesmo depois de controlada a transmissão do novo coronavírus.
Para tomar essa decisão, a empresa fez uma pesquisa com seus funcionários que contou com a participação de cerca de 260 respondentes. O resultado foi expressivo: 70% das pessoas disseram preferir migrar para este novo modelo de trabalho. A avaliação da qualidade nas entregas entre áreas clientes durante o trabalho remoto em tempos de pandemia foi destaque – na opinião dos respondentes, a qualidade não só se manteve adequada como também houve uma melhora no nível de desempenho das pessoas.
Para a WestRock, colocar em prática o WFA, significa adaptar-se às mudanças com um olhar de cuidado para com seus funcionários, proporcionando mais flexibilidade, para as suas pessoas. Outro fator considerado foi a ampliação da possibilidade de trazer mais diversidade cultural, de pensamento e de perfis por meio da quebra de barreiras geográficas que resulta em uma atmosfera mais rica, fértil e por isso inovadora. Dessa forma, o ambiente de trabalho do futuro que está sendo construído, fortalecerá o propósito WestRock de entregar soluções únicas e sustentáveis que impulsionem os negócios de seus clientes. A inovação que está presente nessa iniciativa é pioneira no setor e uma das primeiras do Brasil entre empresas da indústria de transformação.
Em conjunto com o Guia Prático WFA e Home Office que contém dicas e orientações de trabalho remoto, esses benefícios nascem para trazer saúde física e mental, qualidade e conforto nesse novo dia a dia das pessoas. Os líderes também estão sendo treinados para orientar seus times sobre tudo que envolve este novo universo do trabalho a distância.
Para a West Rock o futuro já começou e seus funcionários, mesmo podendo estar nos lugares mais inusitados, estão mais conectados do que nunca para continuar vencendo junto com seus clientes.
Fonte: Aline Souza-Marca Pessoal- LinkedIn