Imperícia, Negligência e Imprudência são as principais causas humanas de acidentes de trabalho quando em uma condição perigosa.
Podemos estender este raciocínio para os acidentes nas gestões das empresas, principalmente no que tange ao atingimento dos resultados.
A imperícia, ou seja, a falta de conhecimento e prática dos gestores e profissionais atinge diretamente a obtenção dos resultados organizacionais. O pior cenário é quando alguns profissionais que não buscam o auto desenvolvimento, ou tão pouco, buscam conhecimento fora da empresa atuam de forma autoritária e não colaborativa.
A negligência, ou seja, fazer ou orientar pessoas na empresa de forma inadequada por falta de disciplina na utilização de métodos consagrados, frameworks testados, ou mesmo desrespeitando algumas técnicas e tecnologias é um veneno no atingimento dos objetivos.
A imprudência, ou seja, a ansiedade patológica de atuar nos fins e não nos meios de obter resultados, atropelando toda a estratégia, planejamento e o ritmo planejados, e no qual foram investidos muitas homemxhoras e consequentemente custos, gera resultados desastrosos.
Uma gestão de bons líderes, com técnica/tecnologia e métodos/recursos adequados é receita fácil para o sucesso