Você já ouviu daquela pessoa que diz sempre que vai mudar de atitude? Que vai mudar o comportamento; mas no final volta a fazer mesma coisa? Ela pode conseguir por alguns dias, mas depois volta a fazer o mesmo de sempre. Esse é um problema de quando queremos mudar os nossos hábitos; porém, isto não acontece tão rápido assim.
Você precisa estar ciente, que um hábito financeiro ruim, pode te levar a falência, e te trazer várias consequências negativas; prejudicando e muito a sua saúde financeira, sua saúde física e mental.
Primeiro precisamos entender como os hábitos se formam:
Eles se formam quando repetimos a mesma coisa por várias vezes. Não criamos um hábito do nada, ou da noite para o dia. Não amanhecemos falando; hoje eu acordei com o hábito de comer chocolate. Ou então assim, hoje eu acordei com o hábito de gastar muito dinheiro. Não fazemos isso. Não é assim que os hábitos se formam. Os hábitos se formam quando começamos fazendo alguma coisa, e repetimos inúmeras vezes. É aí quando fazemos com “frequência” que isso acaba virando um hábito.
Se queremos mudar um hábito, temos que evitar que aquela pequena ação se repita frequentemente. Isto é a primeira coisa que precisamos que esteja claro,
Se você quer mudar algum hábito financeiro ruim, você precisa entender primeiro qual atitude ruim “financeiramente” que prática “frequentemente”.
A segunda coisa que precisamos entender, é que algumas pessoas não querem mudar! Elas querem ter um resultado diferente fazendo as mesmas coisas.
Se perguntarmos se você puder juntar até um milhão de reais, sem precisar economizar nada na sua vida; não seria muito interessante? Imaginem, podermos viajar para todos os lugares que queremos ou gostaríamos, sem precisar renunciar a nada!
Não seria mais legal? Porém isto não é possível!
Então, precisamos entender que as pessoas somente vão buscar uma mudança, quando encontrarem o porquê para isso. Precisamos encontrar o nosso porquê para a mudança. Isto vai fazer toda a diferença para as horas que pensarmos em desistir.
Vamos firmar no nosso porquê de querer mudar. Uma coisa é certa; e precisamos entender que toda mudança vai gerar desconforto, e por isso algumas pessoas não querem mudar. Algumas pessoas não querem mudar os comportamentos. Elas não querem desistir de comprar as coisas desejadas, que as deixam endividadas. Elas querem continuar frequentando os mesmos lugares desejados, que as deixam em situação financeira difícil. Muitas das vezes elas não querem renunciar a nada do que fazem.
O educador financeiro que vai te ajudar a encontrar o seu porquê. As pessoas precisam ter um porquê muito forte para mudar alguns hábitos ruins. Este seu porquê precisa ser mais forte do que a vontade de repetir tais hábitos.
Defina o seu porquê da mudança, o seu propósito. Coloque em prática a partir de hoje!
Haverá dias que você vai querer desistir! Mas siga em frente! Você é capaz!
Ernane Ferreira Aguiar – EFA – Educação Financeira Aplicada.
Instagram: @educacaofinanceiraaplicada