O Score de crédito é uma pontuação que diz como é seu comprometimento e o seu relacionamento com o mercado de crédito. Através deles as instituições financeiras tem acesso a seu histórico financeiro, dando há elas a garantia de que se você é considerado um bom pagador ou não. E quanto maior seu Score, maior é a probabilidade de uma pessoa cumprir com suas obrigações financeiras e conseguir crédito.
Neste artigo te apresentaremos os motivos que levam você a ter um Score de crédito baixo e ao mesmo tempo como você pode melhorar seu Score de Crédito.
Lembrando que a pontuação dele vai de 0 até 1.000. Sendo o Score de uma pessoa entre 0 a 100 entende-se que a pessoa é um mal pagador e a fonte credora tem a chance de não receber o empréstimo em até 60%, e sendo ele de 901 a 1000 o risco de não receber o crédito cai para 2%.
Nem sempre é tão claro para nos consumidores avaliar as razões que levam nossa pontuação de Score baixar, mas também não é impossível de se descobrir isso. Para se manter um bom nível de Score e de forma bem objetiva você vai precisar ter o controle sobre sua vida financeira e saber quais atitudes podem te levar a ter um Score baixo, médio ou alto.
Vamos começar falando o que prejudica seu Score. Vamos listar os principais, e se para um ou mais dos pontos abaixo você responder sim, com certeza é um dos motivos de baixar seu Score:
- Atrasou o pagamento de muitas contas?
- Teve o nome com restrição ao crédito?
- Teve redução drástica em sua movimentação bancária?
- Emprestou seu nome para terceiros e não acompanhou se ele pagou em dia os débitos?
- Está com uso de financiamentos e linhas de créditos em muitos lugares, comprometendo seu orçamento?
Importante frisar que mesmo estando em dia com todos estes pagamentos, mas tais dívidas estão comprometendo seu orçamento mensal, isso também conta negativamente para sua pontuação no Score de Crédito.
Vamos apresentar alguns meios que podem melhorar seu Score de Crédito e para isso vamos listar atitudes positivas que levam as instituições financeiras a confiarem em você e melhorar sua pontuação gradativamente.
- O principal é que não comprometa mais de 70% de sua renda, com dívidas;
- Anote sempre seus gastos com cartão de crédito, para não perder o controle, e pague sempre em dia;
- Mantenha suas contas e seus boletos todos pagos, até antecipe pagamento para não correr o risco de chegar na data de vencimento e não ter o dinheiro.
A forma mais simples de acompanhar seu Score é pelo site do Serasa de forma gratuita, acompanhando-o você sempre vai saber se seu nome não está com proteção de crédito e como anda a pontuação do seu Score de Crédito.
Site de consulta fonte: serasa.com.br
Com estas simples atitudes você acompanha de perto a sua vida financeira e evita dores de cabeça, para quando necessitar de uso do crédito de terceiros; sempre bem pensado e avaliado de acordo com seu orçamento doméstico.
Ernane Ferreira Aguiar – EFA – Educação Financeira Aplicada.
Instagram: @educacaofinanceiraaplicada